14 . out . 2020

Pele e intestino: Uma grande conexão

O intestino e a pele possuem diversas semelhanças entre si. Vejamos algumas:

  • são muito ricos em vasos e nervos;
  • são órgãos de contato, ou seja, são responsáveis pela comunicação do ser humano com o ambiente externo;
  • são povoados de uma grande quantidade de microorganismos!

A diversidade de microrganismos da pele é semelhante à do intestino e estudos recentes sugerem que o seu microbioma (todo genoma dos micro-organismo que compõe a pele) pode ser influenciado pelo intestino. Isso significa que seu intestino muda a sua pele!

A Microbiota intestinal é constituída pela população de micro-organismos, principalmente bactérias, que vivem no nosso intestino. Esses microorganismos exercem um papel fundamental, tanto no intestino quanto à distância – em outros órgãos, incluindo a pele!

Mas como isso acontece? Os microorganismos da microbiota intestinal atuam principalmente no equilíbrio do sistema imunológico do intestino, nos protegendo da entrada de toxinas e micro-organismos maléficos. Ao comermos de forma incorreta, atrapalhamos os micro-organismos “do bem” da microbiota provocamos um desequilíbrio, favorecendo bactérias agressoras! A isso chamamos Disbiose Intestinal que deixa o corpo mais vulnerável e favorece processos inflamatórios!

As substâncias produzidas com essa inflamação do intestino podem gerar um processo inflamatório em vários órgãos como: a pele, o coração, os rins, o fígado, o cérebro, o pulmão, etc.

Então, uma inflamação no intestino, incentivada por uma alimentação incorreta pode contribuir para o desenvolvimento de doenças crônicas e problemas em vários órgãos do corpo!

Na pele, podemos citar algumas dermatites, a acne, o comprometimento da barreira de proteção, e até o envelhecimento cutâneo!

Deu para entender como sua alimentação pode mudar sua pele?

De fato, hoje se sabe que o intestino representa muito para o equilíbrio e a saúde do organismo humano. A importância de se ter alimentação equilibrada é fundamental para que isso ocorra. Com a nutrição real, consideramos você com um todo e entendemos que sua alimentação precisa ser ajustada para suas necessidades para que possa contribuir com sua saúde e sua beleza.

Que tal começar seu programa hoje? Ligue ou mande um e-mail no fale conosco aqui do site para agendar uma consulta com a Sil Machado, nossa nutricionista.


Maguire M, Maguire G. The role of microbiota, and probiotics and
prebiotics in skin health. Arch Dermatol Res. 2017;309(6):411-421.

DAS B, Nair GB. Homeostasis and dysbiosis of the gut microbiome in
health and disease. J Biosci. 2019;44(5).

Compartilhar este post: [addtoany]

siga a gente

Pele e intestino: Uma grande conexão - Inova
[instagram-feed]

contato

Marque sua consulta
ou entre em contato

[contact-form-7 404 "Não encontrado"]