Cicatrizes de Acne

A acne é uma doença inflamatória crônica muito comum que atinge a unidade pilosebácea. Apesar de dispormos de vários tratamentos eficazes para a acne, muitos pacientes desenvolvem cicatrizes de acne.

 As cicatrizes de acne causam distúrbios psicológicos importantes em grande número de adolescentes e adultos, causando prejuízos aos seus relacionamentos sociais e mesmo profissionais. Não é raro, que pacientes deprimidos busquem o consultório do dermatologista alegando que as cicatrizes de acne são a principal causa de seus problemas psicológicos.

O tratamento das cicatrizes de acne é uma arte que requer conhecimento, paciência e técnica.

Graças à evolução da cirurgia dermatológica e das novas tecnologias, o tratamento das cicatrizes de acne conseguiu avançar. Vários são os procedimentos utilizados para o tratamento. Podem ser feitos peelings químicos, microdermoabrasão (peeling físicos), indução percutânea de colágeno, laser fracionado, laser ablativo, laser não-ablativo, preenchimento e cirurgias dermatológicas como dermoabrasão, excisão e sutura, dentre outros. Geralmente são necessárias combinações desses procedimentos para se alcançar o melhor resultado.